Revolução com papel e lápis

IV

Já que o verbo pressupõe ação, estamos assim divagando por divagar até que surja uma ideia? Pois não poderão dizer que não tentamos melhorar, mudar, trabalhar, propor, encetar algo que possa ser o diferencial em algum momento da vida daqueles que estão próximos e, até distantes, por que não? Afinal, a pérola se constrói a partir desse exercício “interior x exterior”, “Eu x Tu”, “Nós”, conscientes de que a ciência é muito mais que informação, fórmula, método, metodologia, didática e ensino-aprendizagem é o próprio homem em ideias, pensamentos e atos. Sem nos esquecermos da ética, valores e competências que constituem essa metáfora, afirma o professor.

Diante dessa correnteza sem tempo, uma ideia fecundou o pensamento, e, depois de quase dois anos surgiu “A outra margem da palavra” como prática para a cultura da educação e como exercício para a educação da cultura. É uma seara onde as disciplinas tocam-se, modelam-se, cruzam-se, transformam-se em linguagens multifárias, da imagem à letra, da letra à palavra, da palavra à frase, da frase ao parágrafo, do parágrafo ao texto, do texto à imagem, da imagem à reflexão, da reflexão à música, da música à interação com o mundo, do mundo à consciência de mundo, da consciência de mundo o seu constructo sociolinguístico, histórico, geográfico e humano.

“40 Anos de Prisma Errante” tem esse exercício de redesenhar os caminhos percorridos pelo ser humano e em comunhão sempre com outras propostas, revalidando cores, movimentos, ideias, pensamentos, atitudes diante da vida no presente do presente para o presente do futuro.

Nesse contexto, “A outra margem da palavra” surge para dar sentido à razão e propor um espaço/tempo/ação fora das produções importadas, copiadas, encomendadas e viciadas pela falta de respeito a quem exercita a educação e a cultura no Brasil.

 

Eduardo Candido Gomes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s