O PRESENTE DO PRESENTE NO COLÉGIO MAIS DE ASSIS

O Colégio Mais é um indicador e um caminho que estabelece vínculos profundos com a comunidade onde está inserido. Sua marca é o compromisso com a educação regular e a educação social concomitantemente. Seu exercício de leitura de mundo ensina e favorece a construção da cidadania, a afirmação do sujeito no mundo, bem como a reflexão de mundo local, regional e global.

É uma escola que trabalha com a linguagem em todas as suas dimensões, por isso mesmo, a poesia da vida se revela no abraço interdisciplinar de cada docente, na atitude de cada criança quando fala, escreve ou representa o mundo com suas cores e movimentos identitários, próprios de quem desvela e se revela ao mundo em seu contexto de formação, informação, conhecimento organizado e identidade.

Nesse contexto de ensino-aprendizado, olhar e ver, ouvir, pensar, falar e dizer são elementos fundantes necessários aos caminhantes que edificarão novos mundos na perspectiva do Bom, do Belo e do Bem, contextualizados no espaço, tempo e ação da escola, família e comunidade. Nesse desenho, o Projeto Pedagógico, docentes, mantenedores, equipe administrativa e sistema de ensino, em sintonia, promovem o intercâmbio de ideias, pensamentos e ações nos contextos escolar, social, situacional, existencial e biopsicoético.

Caixa de Surpresa é exemplo de atividade coletiva e exame de autoavaliação em educação. É referência e conceito para compreender que só é possível organizar conhecimento e torná-lo útil à vida se pais, comunidade e escola estiverem imbuídos da missão de ensinar-aprender & apreender-ensinar para um mundo mais coerente, sensato e condizente com a verdade e a realidade do Eu/Ser/Mundo.

Caixa de Surpresa atinge o “Princípio da Cooperação”, de Grice, porque contempla suas máximas no que tange a quantidade, qualidade, relevância e modo, o que torna possível às pessoas participarem de uma interação comunicativa, dando contribuições para que esta seja bem-sucedida, ou melhor, possibilita revelar a pérola que há em cada “eu/ser” da comunidade escolar.

Dessa forma podemos compreender a escola, construir nossa história, desenvolver tecnologias para o futuro e promover uma reflexão que possa abarcar a complexidade que o “presente do presente” exige face à diversidade do nosso mundo global.

 

J. Camelo Ponte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s